neighbors and friends

Jefferson Rissato Adorno

Nome do produtor: Jefferson Rissato Adorno

Propriedade: Fazenda Retiro Santo Antonio

Altitude: 850m-900m

Método de Processamento: Natural

Certificações: RFA/UTZ

Variedades cultivadas: Obatã

Média de precipitação - anual: 1120mm

Área Total: 1,230 hectares

História


Em 1994, a família de Jefferson Rissato Adorno encontrou a fazenda Retiro Santo Antônio, que na época era uma propriedade muito abandonada, com os cafezais danificados pela forte geada que atingiu a região naquele ano. A partir daí iniciaram um trabalho árduo de reconstrução de toda a fazenda, já que não havia nada em boas condições de uso, nem as lavouras, nem pastagens, cercas, captação de água, muito menos as casas da Sede e os moradores.

Depois de se mudar para a fazenda e morar lá por quatro anos, ele não entendia quase nada da produção de café, mas graças à ajuda de seu ex-gerente, Luiz Tozzini, um sábio de quase 80 anos que trabalhava na fazenda desde Em 1955, ele começou a aprender e se apaixonar pela cultura do café.

Sabendo que ainda tinha muito a aprender, começou a estudar muito, a visitar produtores e institutos de pesquisa, a participar de dias de campo, palestras, etc.

Aos poucos, ele começou a implantar novas idéias na Fazenda, para desespero do Sr. Luiz, que tinha seus métodos muito tradicionais de trabalhar com base no que aprendeu e praticou durante décadas.

Naquela época, eles não estavam cientes do que eles estavam começando a fazer, mas depois nasceu o Café Sustentável que eles fazem hoje.